O grupo, formado por cinco alunas, transformaram óleo de cozinha em combustível, o qual abasteceu um ônibus escolar, que rodou por 7 dias.
As alunas Eduarda Priscila Miura, Luiza Alves de Souza, Leticia Ayumi Tazima Sato, Eduarda Pietra Santos Paixão e Fabiane Hikari Kikuti, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, sob mentoria do professor de Química e Física Matheus Rossi, e com o apoio da Universidade Federal do Paraná, criaram a startup Biosun que tem como principal objetivo dar um outro destino para o óleo de cozinha descartado.
O Biosun nasceu durante uma maratona de programação no colégio, e por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o grupo de alunas tiveram acesso ao laboratório de química e os reagentes necessários para criar o biodiesel.
“ A ideia das estudantes é transformar, com o apoio da prefeitura, parte dos ônibus escolares em uma linha específica que só opere com o biodiesel produzido por meio do projeto. Uma forma de solucionar o problema de descarte irregular de compostos orgânicos e, ao mesmo tempo, promover uma verdadeira experiência tanto científica quanto empresarial”, explica o Professor.
O próximo passo é levar a ideia ao setor privado da indústria química para produzir um material com menor custo-benefício além de investidores para desenvolver um laboratório próprio.
Texto adaptado de: Uol
0 Comentários